Category Archives: Nutrição

Nutrição Parenteral- Saiba do que se trata

 

Há muitos tipos de doenças e procedimentos que são feitos sobre elas no mundo, porém nem tudo o que existe, nós sabemos do que se trata não é verdade, isso é uma coisa, que por mais que agente ouça falar, no dia seguinte, já esquecemos da metade. Ainda bem que hoje em dia, temos a enorme ferramenta de busca sobre o que quisermos saber, o google, ele nos ajuda, e muito, tudo que quisermos saber está nele. Você já deve ter ouvido falar, ou passou por alguma situação e conheceu o assunto chamado Nutrição Enteral (NE), se ainda não vai saber hoje.

A NE: Trata-se de um tipo de ingestão controlada de nutrientes, isso de forma isolada ou combinada, de composição definida ou estimada, que serve no auxilio a alimentação oral para as pessoas que esteja desnutridos ou não, pacientes que precisam fazer as suas necessidades nutricionais, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando à síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas (RCD nº 63, 2000). Resumidamente falando, a Nutrição Parenteral, é um tipo de alimentação que é feita pela veia da pessoa, ou seja, do paciente, ela serve como um tipo de processo que substitui completamente a alimentação oral (dada pela boca) ou enteral.

Saiba mais, acessando aqui: www.portaleducacao.com.br

Calorias nas Frutas- Tabelinha

Muitas pessoas devem se perguntar, o quanto será que cada fruta ou alimento tem de calorias, bem! A verdade é, que nem sempre a dieta que você faz de frutas estará sendo tão boa, se caso você não saiba a quantidade que há em sua conscistência, algumas frutas são pequenas, e outras bem maiores, mas saibam o tamanho não influencia em nada, pois dependendo da fruta, você estará ingerindo bem mais caloria do que a outra que você achava maior e que iria engordar.

Veja abaixo quais as calorias nas frutas que são mais consumidas no Brasil:

Fruta Quantidade Calorias
Abacate 1 porção (100g) 160
Abacaxi 1 fatia (80g) 50
Acerola 1 unidade (12g) 4
Banana maçã 1 unidade (65g) 72
Banana terra 1 unidade (100g) 117
Banana nanica 1 unidade (90g) 87
Banana prata 1 unidade (65g) 55
Caju 1 unidade (100g) 37
Cana-de-açúcar 1 gomo (100g) 64
Caqui chocolate 1 unidade (100g) 74
Cereja 1 porção (100g) 97
Figo 1 unidade (50g) 68
Framboesa 1 colher de sopa (20g) 12
Goiaba vermelha 1 unidade (100g) 43
Graviola 1 unidade (100g) 60
Kiwi 1 unidade 46
Laranja 1 unidade 46
Limão 1 unidade 12
Maçã vermelha 1 unidade (130g) 85
Mamão 1 fatia (100g) 36
Manga 1 unidade (350g) 230
Maracujá comum (polpa) 1 unidade (50g) 28
Melancia 1 fatia (100g) 24
Melão 1 fatia (70g) 19
Morango 9 unidades (100g) 43
Pêra 1 unidade (110g) 68
Pêssego 1 unidade (150g) 63
Tangerina 1 unidade (100g) 50
   

Você conhece o cajú- Veja aqui seu significado

Muitos não gostam, já outras pessoas adoram esta fruta, para quem não sabe, o cajú ajuda bastante em nossas vidas, para a saúde, é um fruto de grande proteína, conhecem a castanha, ela faz um grande par com o cajú- Você que não costuma comer, então beba o suco, pois é muito forte e rico em vitaminas, pra este calor tome bem gelado, pois ajuda muito a hidratar o nosso corpo.

Curiosidades: Você já viu uma fruta servir de escora! No caso do Cajú sim, eles são apenas pedúnculos carnosos, e servem de pé ao fruto que é a castanha. Por incrível que pareça, o cajú é originário do Brasil, existindo em quantidade do Norte e Nordeste do Brasil. A sua árvore, pode crecser bem, podendo atingi de 4 a 10 metros de altura, durante a sua existência média que no caso, é de 20 anos.

O tabú- Tomar água junto as refeições pode ajudar a emagrecer, diz estudo

O tabú que muitas pessoas tentam saber, é sobre, comer e beber, ou seja, fazer a refeição tomando líquido, será que engorda?- Bem em uma pesquisa que foi realizada nos EUA, diz que isso não acontece, os médicos dizem que este fato, não passa de um dos mitos da medicina. Ao contrário do que as pessoas pensam, e falam para as outras, tomar água durante as refeições não engorda, mas sim, pode até ajudar a perder peso.

O estudo que foi feito nos Estados Unidos, contou com a participação de 48 voluntários, que receberam uma lista de baixas calorias e foram acompanhados em um prazo de 12 semanas, sendo que, na metade deles, foi liberado o consumo de dois a três copos de água antes das refeições, para a outra metade, não. No final do período, o 1º time perdeu em média de dois quilos a mais do que o 2º time. 

Segundo informações de João Soares– médico brasileiro, é importante acrescentar líquidos principalmente quando as refeições são compostas de alimentos mais secos. notícias r7.