Alongamento muscular

O alongamento é muito importante para a saúde do corpo e dos músculos. Através deles, exercitamos o nosso corpo e deixamos os músculos ativos, facilitando diversos processos realizados pelo nosso corpo.

Um corpo atrofiado, não consegue executar as atividades mais simples do dia a dia como andar, abaixar, pegar alguma coisa que está no alto.

Diariamente os músculos são exigidos e para que com o tempo, que naturalmente sabemos que perdemos o nosso alongamento normal, separar uns minutos diários para que possam ser alongados alguns dos principais músculos do corpo, tenha certeza de uma vida mais fácil e independente.

Alguns alongamentos que podem ser feitos sozinho ou acompanhado:

1) Costas: Junto com outra pessoa, agache-se. A distância dos dois deve ser toda a extensão dos braços. Segure as mãos do companheiro e force o pescoço para baixo.

2) Tríceps (músculo entre o antebraço e o ombro, localizado na parte de baixo do braço): Estique o braço e o dobre, colocando-o atrás da cabeça e, com a outra mão, segure o cotovelo e faça pressão para baixo. Faça o mesmo com o outro braço.

3) Peito e ombro: Fique de costas para o seu parceiro, coloque os braços para trás. O seu parceiro irá força-los para dentro.

4) Antebraço e bíceps: Estique os braços na frente do corpo, vire os braços para dentro e entrelace os dedos, esticando por toda a extensão dos braços.

5) Músculo de trás da coxa: Apóie o pé, virado para cima, numa superfície abaixo da altura de seu quadril – pode ser um banco ou uma barra – e leve o peito o mais perto possível do joelho da perna que está elevada. Mantenha a perna de baixo esticada. Cuidado para não deixar o quadril sair do lugar.

6) Panturrilha: Apóie as mãos numa parede ou árvore e fique com uma perna na frente e, a outra, a ser alongada, atrás. A perna da frente deve ficar um pouco flexionada, enquando a de trás deve ficar bem esticada. A sola do pé deve permanecer no solo. Conte até 20 segundos e troque de perna.

7) Frente da coxa (vai do joelho até o quadril) e um pouco do glúteo (bumbum): Coloque uma perna na frente da outra. Deixe a perna da frente flexionada a cerca de 90 graus. Estique a perna de trás, com o pé virado para frente, somente a ponta do pé apoiada no chão, fazendo leve pressão com o quadril para baixo. Mantenha a coluna ereta e apóie as mãos no joelho da perna da frente.

8) Pescoço: Abaixe o pescoço, próximo ao ombro, coloque a mão sobre a orelha e faça força para baixo, contando até 20. Virar para o outro lado e repetir o mesmo procedimento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *