Dia 2 de dezembro- Dia Nacional do Samba

Quem é que não conhece este tão diferenciado estilo que se é curtido em todo o país, e em até mesmo em outros países mesmo, o estilo Samba, é tratado como um sagrado estilo de vida para os Brasileiros. Hoje ( 2 de dezembro ), é comeroado Dia Nacional do Samba, Instituído em 1963 e comemorado em praça pública desde 1972, a data festeja um dos gêneros musicais mais populares do Brasil.

Quem é que nunca ouviu ou conheçe esta beldade do Samba- Adoniran Barbosa, bem, este mestre nasceu em 06 de agosto de 1910, em Valinhos, SP, ele foi além de cantor e compositor, um grande colecionador nato de apelidos. Seu verdadeiro nome era João Rubinato – mas cada situação por ele vivida o transformava num novo personagem numa nova história. Adoniran, um típico paulistano, filho de imigrantes italianos. A sobrevivência do sambista como um paulistano comum numa metrópole que corre, range e solta fumaça por suas ventas. Através de suas músicas, ele cantava passagens de sua vida sofrida, miserável, juntava o paradoxo bom humor, a realidade  e emfim, era uma grande artísta.

O cantor, tirou de seu dia a dia a idéia e os personagens de suas músicas. Iracema nasceu de uma notícia de jornal – quando uma mulher havia sido atropelada na Avenida São João. Adoniran nasceu e morreu pobre – todo o dinheiro que ganhou gastou ajudando ou comemorando sucessos com os amigos – seu combustível era a realidade – porque então querer viver fora dela? Talvez soubesse que o valor maior de suas canções eram interpretações como a de Elis ou Clara Nunes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *