Category Archives: Estética

Tratamento de Quelóide

Quelóides – Tratamento e Causas

O quelóideé uma alteraçã

Tratamento de Quelóide

Alguns tratamentos podem ajudar amenizar os problemas com os quelóides (Foto: Divulgação)

o determinada por fatores genéticos no processo de cicatrização, ou seja, a má cicatrização de algum processo cirúrgico ou ferimento. Ele aparece, se projeta na superfície da pele, tem um aspecto espesso e normalmente é liso.

Em alguns lugares do corpo como na face, nos ombros, nas orelhas, no tronco superior o quelóide tende aparecer com mais frequência. Mas isso não quer dizer que os quelóides não podem aparecer em outros locais.

Existe um mecanismo dentro do organismo humano que é o de cicatrização, se por algum motivo seu funcionamento estiver debilitado, as cicatrizes anômalas podem surgir e ficarem ainda maiores do que a cicatriz que o provocou.

Se o mecanismo não perceber que já houve a cicatrização e paralisá-la, ela continuará se desenvolvendo, pois se entende que ainda existe tecido a ser reparado, sendo assim, há um excesso de cicatrização que salta sobre a pele formando o quelóide.

Os furos na orelha também podem provocar o aparecimento de um quelóide, por isso, é preciso cuidado na hora de optar pela colocação de piercings e adereços nessa região, principalmente as pessoas negras e que já tiveram um histórico de quelóide.

Segundo estudo, as pessoas de pele negra têm mais probabilidade de terem quelóide do que as de pele mais clara, ainda assim, mesmo as chances sendo pequenas para as pessoas de pela clara é necessário ficar atento, ele pode aparecer.

Quem são os mais afetados

O quelóide afeta muito mais pessoas com idade entre 11 e 30 anos, históricos na velhice e na infância são raros. Nas mulheres as possibilidades de desenvolver um quelóide são maiores na gravidez, porém ambos os sexos podem tê-la na mesma proporção.

Não é possível evitar a formação de quelóide, mas existem alguns métodos que podem ajudar na melhora .

Prevenção

Na realidade não é possível evitar o quelóide em pessoas com propensão a desenvolvê-lo. O ideal é que elas evitem procedimentos cirúrgicos e se realmente forem necessários peçam orientações ao médico responsável pela cirurgia, assim fica mais fácil evitá-los.

Os principais Tratamentos para Quelóide

Existem algumas formas para tratar o quelóide, mas muitas vezes ele acaba voltando, ou então não desaparecendo totalmente. São eles:

Injeções de coticóide intralesiona – No estágio inicial do quelóide essas injeções são indicadas e injetadas diretamente nas lesões;

Criocirurgia – Dependendo do grau do quelóide esse tratamento pode surtir efeito. É  feito com nitrogênio líquido;

Cirurgia convencional – O quelóide pode ser retirado totalmente e a pele é aproximada novamente, porém em 45% dos casos o quelóide reaparece. Outra alternativa, mais eficiente, diz que é possível fazer incisões dentro do quelóide e manter as bordas. O aspecto pode não ser o esperado, porém as chances de o quelóide voltar são menores.

Se esse procedimento tiver o auxilio de outro tratamento as possibilidades do quelóide não voltar são maiores.

Radioterapia – Esse procedimento pode ser perigoso e aumentar o risco de câncer.

Laserterapia – Essa é uma alternativa que pode ser usada por aqueles que preferem não partir para a cirurgia convencional, as chances do quelóide reaparecer também existem com ele.

Gel de silicone – Ajuda a reduzir o quelóide. Para obter resultados satisfatórios é indicado que se comece a aplicar o gel três ou quatro semanas após a lesão ou ferimento.

A junção de mais de um tratamento pode ajudar na cura do quelóide, mas cada caso é um caso, portanto procure sempre um especialista e veja qual é a melhor alternativa.

Prevenção de vasinhos

Cuidados para evitar vasinhos nas pernas

Prevenção de vasinhos

Vasinhos indesejáveis, há como evitar (Foto: Divulgação)

Não são apenas celulites e estrias que incomodam mulheres de várias idades, os vasinhos que aparecem nas pernas também as preocupam. Porém, existem tratamentos que podem ajudar no desaparecimento desses vasinhos e suavizar a estética das pernas.

Os vasinhos nas pernas aparecem porque alguns fatores como a genética, distúrbios hormonais, obesidade, sedentarismo, entre outros influenciam. Se mal cuidados, devido a sensibilidade que os vasinhos possuem, eles podem vir a dilatar ocasionando as varizes.

Algumas dicas são úteis quando se quer evitar os vasinhos indesejáveis nas pernas.

Dicas para prevenir os vasinhos nas pernas

  • Recomenda-se a caminhada, pois ela ajuda a melhorar a circulação do sangue e fortalece a musculatura;
  • Manter uma boa alimentação, evitando ingerir excesso de gordura, refrigerantes e enlatados. O ideal é consumir alimentos ricos em fibras e nutrientes;
  • Beber bastante água;
  • Evitar o excesso de peso, esse é um dos principais causadores dos vasinhos;
  • Dependendo do seu organismo, alguns remédios, como os anticoncepcionais podem causar a dilatação dos vasos sanguíneos, consulte seu médico e descubra qual é o melhor para você;
  • Se durante o seu dia você permanece em uma posição por diversas horas, não importa se deitado ou em pé, procure se movimentar de tempo em tempo, isso ajuda a estimular a circulação;
  • As grávidas precisam ficar atentas, durante esse período o corpo retém mais liquido e aumenta a produção de hormônios, evite o sedentarismo, faça qualquer tipo de atividade leve, porém faça;
  • Caso prefira, busque orientação médica e descubra tratamentos estéticos que permitam a melhor circulação do sangue nas veias;
  • Evite o cigarro;
  • Tente calçar sapato de salto médio.

Escleroterapia: Tratamento para se livrar dos vasinhos

Ótimo para secagem dos vasinhos, esse tratamento é a base de pequenas injeções praticamente indolores que são aplicadas no próprio consultório médico. Por ser um procedimento simples, após a sessão o paciente poderá andar normalmente, pois não requer repouso, tampouco internação.

Indica-se em média de uma a quatro sessões, isso irá depender do grau em que os vasinhos se encontram. Se estiverem em fase inicial, é o suficiente, mas caso o problema já tenha mais tempo, um número maior de sessões será necessário.

Alguns homens podem apresentar esse quadro, mas com certeza essa condição é bem mais característica das mulheres, mesmo assim é importante ficar atento e caso ocorra, siga as dicas.

Regiões do corpo que mais aparecem os vasinhos

Em algumas parte do corpo os vasinhos aparecem com mais facilidade, então redobre a atenção para essas regiões.

  • Pernas (Panturrilha)
  • Ao lado dos joelhos
  • Coxas

Peeling Caseiro – Passo a Passo

Peeling-caseiro

Para quem procura uma pele renovada, luminosa e longe de impurezas e de cravinhos e espinhas, uma das opções é fazer um peeling.

Como não é todo mundo que pode pagar para fazer esse procedimento em um salão especializado, apesar de não ter um valor tão alto de mercado, pode saber que você pode fazer o processo em casa.

Para isso, você pode usar uma mistura feita a base de gérmen de trigo, ou aveia em flocos, e mel.

Para usar é só misturar os ingredientes, aplicar a pasta sobre o seu rosto e deixe agir por alguns minutinhos.

Fazendo isto, você estará removendo as impurezas da sua pele sem causar nenhuma irritação.

Esse procedimento deve ser feito pelo menos uma vez a cada quinze dias, que é tempo mais que suficiente para que a pele volte a ter impurezas e fique novamente com um aspecto ressecado, cheio de cravinhos e sem a luminosidade natural.

Como Disfarçar estrias e Celulites – Dicas

celulite

Se você tem problemas com estrias e celulite, saiba que alimentação adequada e exercícios físicos com muita ingestão de água, são a melhor combinação e única solução para que isso diminua de forma saudável.

Se você não consegue seguir a risca essas recomendações, mas gostaria de reduzir essas coisinhas tão desagradáveis do ponto de vista estético, siga essas dicas:

Para disfarçar as estrias use um auto-bronzeador, assim, tampando as estrias, porém não exagere.A maquiagem(base líquida) utilizada, mas cuidado para não sair na roupa ou ficar artificial.

Já para a celulite você pode tomar sol, descolorir os pelos da região para evitar contrastes, usar aquela meia calça, chamada meia de seda, que é em spray e não sai na água.