Fisioterapia Respiratória

Todos nós sabemos a importância de cuidar da saúde, temos que saber este é um tipo de assunto que se deve ser tratado com muita cautela. Geralmente, as pessoas ouvem falar de tratamentos de fisioterapia através dos exercícios como alongamento, com bolas, hidroginásticas, e alguns aparelhos que fornecem algumas ondas eletromagnéticas que aliviam as dores.

Veja também: Adcos cosmeticos

Se não sabem, existe também o método de Fisioterapia Respiratória, onde o paciente recebe orientações sobre o tempo inspiratório e expiratório, sobre a profundidade da respiração e quanto ao padrão respiratório mais adequado, bem como a maneira de utilizar corretamente a musculatura inspiratória e o ensinamento de que a inspiração deve ser feita pelo nariz, ao passo que a expiração deve ser efetuada pela boca.

Os exercícios

Não pensem que este tipo de processo é tão fácil assim, há todo um processo que se deve ser levado em consideração. O exercício é feito de uma forma em que haja fortalecimento muscular, estimulação do sistema respiratório, onde é considerado os seguintes pontos, em alguns momentos em que o paciente se submete a esforços físicos, ele tem que se demonstrar capaz de oferecer um desempenho positivo sobre melhorias de tratamento, portanto, antes de tomar as decisões para parar o tratamento, é necessário ter certeza de que a pessoa está obtendo resultados no tratamento.

Além dos exercícios de respiração, é passado ao paciente, um tipo de preparo físico, alongamento, e alguns exercícios como cinesioterápicos para a musculatura abdominal, com uso de instrumentos como o Threshold, Triflo, Inflex, a coluna d´água e o manuovacuômetro para o ganho de força e resistência muscular respiratória, o que para muito não pareça ter a ver, podem ter certeza que ajuda bastante na recuperação da pessoa que está fazendo o tratamento.

As sessões podem ser realizadas em grupo ou individualmente, com duração de 1 hora, nas quais a aprendizagem do padrão respiratório do tipo diafragmático será enfatizada.

Fonte – Site Faça Fisioterapia!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *