Glossário de moda

As vezes ficamos confusas ao ler uma revista ou livros especializados em moda.

Isto acontece por que o mundo da moda sempre utiliza termos específicos para descrever um estilo, um tecido ou uma peça de roupa. Vamos analisar alguns destes termos aqui?

Amni: Marca de fios têxteis especiais e microfibras em poliamida usado na confecção de lingerie

Básico: estilo de vestir. Representa também a linguagem dos tecidos e peças clássicas e comuns nas coleções dos produtores de tecidos e confecções.

Boiler Suit: derivados dos macacões soltos dos trabalhadores, usados em tamanho amplo, fechados por zíper e com muitos bolsos.

Cache-coeur: Blusa geralmente curta , com trespasse envolvendo o corpo, atado na frente ou nas costas. Foi inspirada nos modelos de tricô industriais usados pelas bailarinas como agasalho.

Drapeado Efeito produzido por dobras e pregas de um tecido. Aplica-se em blusas, vestidos e saias.

Evasé: significa a forma que abre, como uma cúpula de abajur. Vista primeiro nas saias de Courrèges nos anos 60, agora nos anos 90 volta à moda.

Lapela: Parte frontal de uma blusa, casaco, vestido ou paletó, próxima ap pescoço, que é virada para trás ou dobrada sobre si mesma.

Nude: O termo designa tons que se assemelham ao da pele, como bege, areia e rosa-claro. Vale usar um look inteiro em nude ou, para criar um contraste, combinar a tendência com preto ou azul-marinho.

Ver-size: quer dizer grande demais, acima do tamanho. Define a roupa jovem, grandona, larga, que entra no estilo de rua (ou streetwear).

Estes são só alguns termos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *