Inflação sobe com o aumento dos alimentos

Desde o mês de setembro pra cá, os consumidores já estão começando a sentir no bolso, os preços dos alimentos já estão auementando, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), já está sendo pressionado, pois já fiocu com 0,45%, acima da leve variação positiva de 0,04% vista em agosto. Nesta quinta-feira, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) esteve divulgando as alterações resultadas por estatísticas.

Não só oa alimentos, mas também o grupo de bebidas também tem alterado em alguns preços, no mês de setembro, o grupo apresentou a alta de 1,08%, após ter registrado queda nos três meses anteriores, já as carnes com alta de 5,09%,foi o que exerceu a maior pressão individual do mês. Outros produtos mostraram aumento de preços, como açúcar cristal (5,66%), óleo de soja (5,47%), frutas (3,98%), farinha de trigo (3,61%) e frango (3,11%).

Alguns outros itens desse grupo tiveram queda de preço no mês passado, como cebola (-24,55%), batata inglesa (-9,92%) e tomate (-4,53%).

Os preços de itens não alimentícios também tiveram alta (0,27%). Entre os produtos e serviços, qas despesas com educação registrou alta de 0,44% em agosto, em setembro havia sido de 0,08%.

No ano, o IPCA acumulou alta de 3,60%, superando os 3,21% do mesmo período em 2009. A meta do Banco Central para a inflação neste ano é de 4,5%.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *