Menopausa- Conheça mais sobre o assunto

Na vardade, o nome Menopausa, é tratado como um grande tabú para muitas mulheres que ainda estão no ciclo de ovulação. Quando ainda se está menstruando, algumas mulheres ainda nem sentem, ou procuram saber qual o significado da palavra, mas isto é um pouco ruim para elas, porque, se tratando da saúde pessoal, deve estar sempre por, seja qual for o assunto.

A menopausa, se dá, à última menstruação espontânea da mulher, sendo o período da vida, que antecede e precede a menopausa é chamado climatério, que começa entre os “45 aos 60 anos” de idade, neste período, os ovários deixam de produzir os hormônios estrogênios e progestógeno, de forma gradativa, onde perdem a capacidade de funcionar, deixando as mulheres sem a fase reprodutiva.

Não olhe para o epelho, e ache que está doente, isto não se trata de uma doença, é apenas um estágio na vida da mulher. No entanto, ocorrem diversas modificações no organismo, onde o sexo frágil- feminino, assim como é chamado, se torna uma pouco mais vulnerável a algumas situações, onde podem até predispor o aparecimento e o agravamento de várias doenças, caso não se cuide, e não se aliemente bem.

As Características da Menopausa

>A principal característica, é a parada das menstruações, é aí que muitas mulheresa começam a se queixar das irregularidades menstruais, onde elas ficam mais escassas, hemorragias, menstruações mais ou menos frequentes.

>Outros sinais, são ondas de calor, alterações do sono, da libido e do humor, bem como atrofia dos órgãos genitais, aparecem em seguida.

A idade certa: Não existe idade certa para este estágio, ocorre geralmente entre os 45 e 55 anos, pode acontecer de chegar a partir dos 40, sem que seja é claro, uma anormalidade. Sendo aos 40 anos de idade, é tratada como uma menopausa precoce, ocorrendo espontaneamente ou por cirurgia.

Veja abaixo, os sintomas que podem atingir as mulheres:

  • suores noturnos;
  • insônia;
  • menor desejo sexual;
  • irritabilidade;
  • depressão;
  • ressecamento vaginal;
  • dor durante o ato sexual;
  • diminuição da atenção e memória.

Segundo a nota divulgada pelo- gineco.com.br, de acordo com estudos, as ondas de calor ocorrem em mais de 50% das mulheres que entram na menopausa e sua frequência diminui para 30% das mulheres após três anos de menopausa. Apesar disso, os sintomas podem persistir em 16 % das mulheres com 67 anos de idade.

fonte: gineco.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *