Praia: cuidados com a pele

A pele é o maior órgão do corpo. Ela contém células receptoras que reagem à dor, ao toque e à temperatura. É a principal linha de defesa do corpo contra o calor, frio e lesões, bem como contra toxinas, substâncias químicas e poluentes, além de tornar o corpo impermeável. No entanto, a pele tem um inimigo em potencial — o Sol.

Um pouco de exposição ao sol estimula o corpo a produzir vitamina D, que metaboliza o cálcio, formando ossos fortes. Mas em excesso o sol produz radiação ultravioleta (UV), que pode causar lesões irreversíveis à pele. Uma conseqüência disso é o envelhecimento precoce. Pois a luz ultravioleta danifica o DNA o que causa imunossupressão e pode ativar substâncias químicas no corpo, que estimulam a cadeia de eventos que levam ao câncer.

Por isso todo cuidado é pouco uma semana antes de ir à praia ou à piscina é bom fazer uma esfoliação, você pode aplicar produtos específicos ou fazer um tratamento específico em clínicas de estética. Pois a retirada das células mortas vai ajudá-la a obter um bronzeado uniforme.

Quem tem manchas de pele saiba que o sol ajuda a piorá-las. O tratamento deve ser feito nos períodos em que você não pretende se expor ao sol.

Use o filtro solar constantemente aplique um produto de preferência antes de sair de casa e repita a operação antes da exposição ao sol. Faça isso a cada duas horas ou sempre que sair da água (tanto faz da piscina ou do mar). Verifique se você não se esqueceu de proteger orelhas, axilas, peito do pé, pescoço e couro cabeludo (caso tenha cabelos curtos ou com pouco volume).

Afinal é só o Verão chegar para começarmos a nos expor a ele por isso cuide bem do seu corpo agora e não chorar depois.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *