Saiba o que é Colposcopia- Como é feita

Quando falamos de saúde, o assunto deve ser tratado com muita seriedade e respeito, pois nunca se sabe quando se pode acontecer algo conosco, a vida é cheia de surpresas não é verdade. Tanto o homem quanto a mulher, ambos devem saber mais sobre seu corpo, e procurar os médicos especialistas. Há muitos anos atrás, muitos chegavam ficar doentes até morrer pelo fato de ter que ir ao médico fazer exames de rotina, porém não iam, pela vergonha, ou por não ter informação quanto aos assuntos, e acontcia o que hoje graças a Deus, muitos casos de complicações diminuem pelas pessoas saberem que o melhor que se tem a fazer, é ir ao médico, se bem, que hoje em dia, dependendo da doença, basta tirar uma mostra de seus sangue, que já se sabe o resultado.

O que é a Colposcopia, e Como ela é feita?

Tráta-se de um tipo de exame que permite visualizar a vagina e o colo do útero por meio de um aparelho chamado colposcópio. Esse aparelho permite o aumento de 10 a 40 vezes do tamanho normal.

O exame é realizado no próprio consultório médico com a paciente na mesa de exame. Após colocar o espéculo vaginal, o médico examina o colo do útero com o colposcópio. Também é com o colposcópio que é examinada a vulva, e o nome desse exame é vulvoscopia.

Preparo para a colposcopia e vulvoscopia:

  • As imagens obtidas pelo Colposcópio são de grande aumento, permitindo verificar pequenas alterações impossíveis de serem vistas a olho nu.
  • Durante a colposcopia são usados produtos químicos e corantes para realce de áreas a serem examinadas.
  • A colposcopia não dói.
  • Esse exame é geralmente recomendado para mulheres que têm resultado anormal do exame de papanicolaou ou para aquelas que durante o exame ginecológico foi notada alguma alteração.
  • A colposcopia também é indicada quando é necessária uma biópsia do colo do útero ou quando há uma suspeita de papilomavírus (HPV).

 

Fonte- www.gineco.com.br  Por: Dr. Sérgio dos Passos Ramos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *